Os trabalhadores com saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) podem recorrer ao Saque Calamidade em casos de desastres naturais que tenham atingido a sua área de residência.

 

O valor do saque será o saldo disponível na conta do FGTS, na data da solicitação, limitado à quantia de R$ 6.220,00 para cada evento caracterizado como desastre natural. O intervalo entre um saque e outro não pode ser inferior a 12 meses.

 

Com as enchentes no estado do Rio Grande do Sul, o governo estadual decretou estado de calamidade, situação que foi reconhecida pelo governo federal. Com isso, os municípios gaúchos podem começar a se habilitar para o recebimento do benefício.

 

Os trabalhadores ​de municípios habilitados poderão solicitar o Saque Calamidade do FGTS por meio do app FGTS ou nas agências da Caixa Econômica Federal.

 

Quem tem direito Saque Calamidade?

 

Têm direito ao benefício os moradores de áreas afetadas por desastres naturais, que tiveram seus imóveis atingidos ou interditados, identificados pela Defesa Civil Municipal.

 

É necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$  6.220,00 por conta vinculada.

 

Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.

 

O que é um desastre natural?

 

Para fins do Saque Calamidade do FGTS, são considerados desastres naturais:

 

 

Como solicitar o Saque Calamidade pelo app?

 

Veja abaixo o passo a passo para solicitação do Saque Calamidade pelo app FGTS.

 

 

 

Como solicitar o Saque Calamidade pela agência da Caixa?

 

Veja abaixo quais os documentos obrigatórios para solicitação do Saque Calamidade pelas agências da Caixa.

 

 


 

G1